segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vitrine ou vidraça: vantagens e desvantagens de sediar uma Copa do Mundo

Sediar um evento do tamanho da Copa do Mundo gera polêmica na sociedade, há pessoas que são a favor pois acreditam no crescimento econômico e há as que são contra pois acreditam tratar-se de desperdício de dinheiro público.

Em um primeiro momento, a Copa do Mundo só trás vantagens para o país sede. Os investimentos necessários em infraestrutura geram, nos anos que antecedem o evento, milhares de empregos. As oportunidades aparecem em todas as áreas da economia, desde as mais óbvias como a rede hoteleira até aquelas que sequer pensamos, como as de fábricas de placas de sinalização. Pense em um tipo de negócio.  Pensou? De uma forma ou de outra irá se beneficiar da Copa do Mundo.


Durante a Copa todo o comércio será beneficiado pela enxurrada de turistas que serão recebidos. O setor de serviços também ganhará com o turismo. Posteriormente a vantagem será o legado deixado, estradas melhores, transporte público mais adequado, rede hoteleira de primeiro mundo, estádios maravilhosos etc.

Não vejo o desperdícios de dinheiro público como desvantagem em sediar a Copa. Ele já está ocorrendo, obras atrasadas necessitam de mais dinheiro para serem entregues no prazo, escândalos, propinas... Ao contrário de muitos, vejo como um problema, uma doença, algo que acontece independente da realização de eventos de grande porte, algo que precisamos combater como se combate um câncer.

Então onde fica a desvantagem?

Ela está no fato de em um momento sermos vitrine e no seguinte vidraça. Sediar a Copa do Mundo de Futebol, não atrai apenas dinheiro, atrai também os olhares. O Mundo olha para o Brasil e qualquer problema que tenhamos toma proporções internacionais.

Lá fora ainda há quem acredite que todos vivemos na floresta amazônica, que macacos e jacarés atravessam a rua e que tudo que temos de bom são café, carnaval e futebol. Ser a vitrine nos dá a chance de mostrar ao mundo que somos muito mais do que isso, nos dá a chance de colher os frutos plantados pela Copa do Mundo durante muitos anos. Nossa preocupação deve estar voltada para a imagem do nosso país. Precisamos nos esforçar para que isso aconteça, precisamos abraçar as vantagens de sediar um evento deste porte, precisamos combater tudo e todos que conspiram contra o crescimento do nosso país, precisamos combater aqueles que olham apenas para o próprio umbigo, extirpar o câncer, colocar a máquina para funcionar. Se não fizermos assim viraremos vidraça e no futuro só nos restará varrer os cacos do que um dia foi uma grande vitrine chamada Brasil.

4 comentários:

  1. não concordo porque com esse dinheiro o brasil devia investir no futuro do brasil como a educação que e tudo que abre portas para o mundo melhor ter professores capacitados para esta dendro de uma sala de aula. e forma profissionais.
    É a saúde também porque não temos médicos nos hospitais públicos. e pouco hospitais pra muita gente.
    mais concordo pra mostrar que o brasil também pode sediar uma copa mais vamos perde muito com isso também porque tem cidades que vai sediar que não vai ter como manter esse estadio então isso vai ser um desperdício de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil ganhará muito dinheiro com a Copa do Mundo e com esse dinheiro ganho vamos poder fazer muito mais para a educação, saúde, entre outras áreas precárias. Essas áreas podem estar perdendo uma parte da verba por causa da copa, mas depois a verba será muito maior. O único problema são os políticos que elegemos e que desviam esse dinheiro, o problema não é a Copa em si e sim o desvio do dinheiro.

      Excluir
    2. Senhor rafael, infelizmente tudo que se está investindo na copa está saindo dos cofres da saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, e de infraestrutura básica para nosso país. É ilusão achar que isto vai render tanto assim, pois a copa vai terminar, o turista vai embora e não gastou tanto quanto foi investido, sobrará uma dívida enorme para ser paga além de ter que manter todos estes elefantes brancos, e adivinha, as custas do contribuinte. Num estádio não dá para morar, não cura nenhuma doença, não educa ninguém. O Lula sonhou com uma coisa simples quando conquistou o direito da copa ser feita aqui no Brasil: pão e circo ao povo. Pois, se a saúde tá um caos, educação de má qualidade (educação para o povo meu caro, é para manter quem é pobre como pobre, duvido que alguém queira que todos os pobres tenham escolas de ricos), não tem infraestrutura básica, joga uma bola que todo mundo vai esquecer do resto. Igual Cézar em roma (construiu o colizeu), lutas entre gladiadores e lanchinho a todos para tirar a atenção do que realmente importa.

      Excluir
  2. O texto remete-nos a uma realidade. Oportunidades existirão para todos. Cabe-nos, como cidadãos, exigir transparência na aplicação dos recursos. Por outro lado,aproveitemos a oportunidade única de lucrar com o aquecimento do turismo (Melhor que ficar lamentando o leite derramado). Felizmente há ótimas dicas de negócios como a que segue: http://www.ganhardinheironacopa.com.br/?ref=A505799C

    ResponderExcluir

+ Populares

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores