sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Torcedores elegem Maracanã como um bom lugar para levar a família

Palco de jogos do Flamengo, Fluminense e Botafogo, o Maracanã tem agradado a maioria dos torcedores que frequenta suas instalações. Em uma pesquisa realizada pelo DataFolha, a pedido da concessionária que administra o estádio, 94% das pessoas ouvidas apontaram o local como um bom passeio para levar a família. O levantamento foi realizado com 1.943 torcedores e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.



“Ainda estamos aprimorando alguns serviços para os torcedores junto com os clubes, como a compra de ingressos, mas a avaliação dos torcedores confirma que estamos no caminho certo para fazer do Maracanã a segunda casa dos amantes do futebol”, ressalta João Borba, presidente da concessionária.

Entre os itens avaliados pelo público estão a iluminação, a visibilidade do campo, a limpeza, o atendimento dos funcionários, banheiros, segurança, telões, alto-falantes, conforto, placas de sinalização, compra de ingressos, bares e estacionamento. A melhor nota foi recebida pelo sistema de iluminação do estádio (nota 9) e a pior nota foi pela ausência de vagas suficientes para carros (nota 4,3). Confira na tabela:

Aspecto Avaliado
Média
Iluminação do estádio
9,5
Visibilidade do campo
9,2
Limpeza do estádio, de modo geral
9,0
Atendimento dos funcionários
9,0
Banheiros
8,8
Segurança dentro do Maracanã
8,8
Conteúdo dos telões
8,8
Serviço de alto-falantes
8,7
Conforto das cadeiras
8,4
Placas de sinalização
8,4
Compra de ingressos
7,2
Qualidade dos produtos e atendimento dos bares
6,9
Estacionamento
4,3
     Fonte: Datafolha/Maracanã

A avaliação geral do Maracanã recebeu uma nota média de 8,7, sendo os torcedores santistas os mais satisfeitos com a estrutura (nota 9), o que demonstra a boa receptividade aos visitantes. Quem também gostou do que viu foram as mulheres.
Apesar de ainda ser uma minoria nas arquibancadas, a torcida feminina concedeu as melhores notas ao estádio. Se 93% dos homens consideraram o Maracanã um bom lugar para levar a família, 96% das mulheres também apontaram o passeio como uma boa oportunidade de relação familiar. Curiosamente, a nota masculina para a estrutura foi 8,6, enquanto elas deram nota 8,9.
As reformas também foram aprovadas pelo público em geral. 82% dos entrevistados consideraram que o Maracanã está melhor do que no passado. O índice de maior satisfação na comparação entre o novo e o antigo estádio ocorreu entre os torcedores com mais de 60 anos. Superando o saudosismo, 87% apontou uma evolução em relação aos serviços oferecidos anteriormente.
Perfil democrático: É perceptível o uso democrático do estádio, com alto índice de presença de famílias (51% foi com algum membro da família), mas também com o torcedor tradicional, aquele que vai com amigos (37%) ou sozinho (18%) – a soma é maior que 100% porque o torcedor pode ter ido com um amigo e um familiar. A maior parte dos torcedores que frequenta o Maracanã é de homens (78%), mas as mulheres ocupam seu espaço (22%). A idade média do público que foi ao estádio é de 36 anos, sendo que 68% residem na capital carioca.
Metodologia: A pesquisa ouviu 1.943 torcedores em três partidas no Maracanã. No dia 31 de agosto, no duelo entre Fluminense e Santos, foram entrevistados 447 torcedores; no dia 1º de setembro, na partida entre Botafogo e São Paulo, participaram 782 torcedores; e no jogo entre Flamengo e Santos, no dia 12 de setembro, foram ouvidos 714. De acordo com a amostra, a margem de erro é de 2 pontos percentuais. As entrevistas foram realizadas em todos os setores do Maracanã e na saída do estádio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+ Populares

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Seguidores